Quem come muito cálcio vive mais, diz estudo sueco

Adicionar mais cálcio à dieta pode ajudar as pessoas a viver mais tempo, segundo estudo realizado pelo Instituto Karolinska de Estocolmo, na Suécia. Mais de 23 mil homens suecos com idades entre 45 e 79 anos foram acompanhados durante 10 anos e a pesquisa demonstrou que aqueles que consumiam maior quantidade de cálcio na alimentação eram 25% menos propensos a morrer durante o estudo, comparados àqueles com a menor ingestão do nutriente. Nenhum dos participantes consumia suplementos de cálcio. 

Os resultados do estudo mostraram que os maiores consumidores de cálcio na alimentação tinham 25% menos chances de estarem entre os 2.358 participantes que morreram durante o acompanhamento, e risco 23% menor de morrer de doença cardíaca do que aqueles que não ingeriam muito cálcio.

De acordo com os autores, o grupo que ingeria maiores níveis do mineral (1/3 dos participantes) consumia cerca de 2.000 mg diários - principalmente no leite, laticínios e cereais - contra cerca de 1.000 mg do 1/3 de participantes que ingeria menos cálcio. Interessante que o consumo diário de cálcio recomendado pelas autoridades americanas de saúde é de 1.000 mg para homens de 19 a 50 anos e de 1.200 mg para aqueles com idade acima de 50 anos. "A ingestão de cálcio acima do recomendado diariamente pode reduzir a mortalidade por todas as causas", concluíram os autores.

Eles destacam que o nutriente pode reduzir a mortalidade de várias formas, como, por exemplo, reduzindo a pressão sanguínea, o colesterol e os níveis de glicose no sangue. Porém, mais estudos são necessários para confirmação desse efeito do cálcio, principalmente que considerem sua ingestão em combinação com o magnésio, e que investiguem outra fonte importante do nutriente, que é o consumo de água.

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20172919



> Veja Mais Notícias